O custo invisível de não agir: o erro que você já está cometendo

Quero falar hoje sobre algo que me atrasou muito, e pode acontecer contigo também.

Quantas vezes você deixou de fazer algo importante porque não tinha certeza do resultado? Talvez não fosse o momento. Talvez o risco parecesse grande demais. Ou talvez você estivesse esperando “ter mais tempo”.

Na medicina, isso é mais comum do que parece. O medo do erro paralisa até os mais competentes. O médico que adia o marketing pessoal. A especialista que sonha em empreender, mas prefere o conforto da rotina hospitalar. O cirurgião que evita se posicionar claramente para “não desagradar”. Mas, como dizia Gretzky: “Você erra todos os tiros que não dá.”

Cada escolha que você posterga, cada posicionamento que você evita, cada ação estratégica que você não toma… é um tiro não disparado. E enquanto isso, o mercado segue. Outros médicos, menos preparados talvez, mas mais ousados, ocupam espaços. Ganham voz. Constroem autoridade. São lembrados. São escolhidos.

Isso aconteceu comigo, pelo menos em dois momentos que me colocaram numa situação muito difícil coma minha empresa. E me lembro com imensa clareza deles.

No primeiro, eu titubeava em contratar colaboradores, sem entender que só tinha um jeito de escalar o negócio e expandir. Demorei 2 anos para fazer isso e me arrependi profundamente.

O segundo momento, foi ter adiado entrar numa mentoria que participo hoje, que colocou minhas empresas num outro patamar. Porque eu não enxergava que minha mentalidade só era capaz de me levar até aonde eu já estava, e se eu quisesse ir além, eu precisava de alguém de fora, olhando pro meu negócio e me mostrando o caminho a seguir, porque a visão angular do outro, quando ele já passou pelo caminho que a gente quer passar, é fundamental para destravarmos.

Conclusão, eu entrei numa mentoria que custa US$ 10mil/ano chorando e com muito medo… Mas já renovei o ciclo por mais 4 vezes – feliz – e tive muito retorno com isso. Sou absolutamente outra pessoa, outro empresário com isso.

Não sei o seu momento, mas talvez seja a hora de parar de esperar o momento ideal e se comprometer. Comece pequeno, mas comece. Não precisa ser com grandes investimentos, comece com o investimento compromissado do seu tempo, reserve um dia específico na agenda, e cumpra! Dê o primeiro passo com clareza e congruência. Melhor errar em movimento do que acertar em silêncio, tarde demais.

Se você continuar evitando os tiros que sabe que precisa dar… onde exatamente vai estar daqui a cinco anos?

Forte abraço!

Marcelo Guernieri

“A mente que se abre a uma ideia,
jamais volta ao seu tamanho original.” – Albert Einstein

PS.: Você sabia que temos uma sessão de anamnese situacional gratuita? Serve para identificar o seu cenário, oportunidades e pontos cegos, e mostrar uma direção. Eu mesmo conversando contigo por 30 minutos, olhando pro seu negócio, e; se fizer sentido, e a Balance puder te ajudar na implementação, você pode se candidatar a uma vaga conosco. Parece bom? Me mande um direct com a palavra ANAMNESE que eu te chamo.

PS2.: Já temos a data do próximo evento presencial em São Paulo, o BEX – Balance Experience, você vem? Veja o lote com desconto, são 2 dias inteiros, 16 horas comigo e o Dr. Flávio, para você experimentar a Balance por dentro! Corre lá: https://www.balanceexperience.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *